Monsenhor enVide neFelibata

Monsenhor enVide neFelibata

Monsenhor enVide neFelibata possui formação especializada em teatro de marionetas, cerâmica, gravura e tecnologias informáticas.

Dedica-se ao teatro de marionetas desde 1998 e é um dos fundadores da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora com atividade regular desde 2002. É ainda um dos diretores e professores da Escola da Marioneta e coorganizador do “Ei! Marionetas – Festival Internacional de Marionetas de Gondomar”. É responsável pela direção plástica desta estrutura onde cria marionetas, cenografia, adereços, leciona ações de formação de criação de marionetas para adultos e profissionais da área, e colabora com outras companhias de teatro de marionetas e instituições públicas e privadas. O trabalho da sua companhia profissional de marionetas já foi apresentado em mais de 350 festivais e encontros nacionais e internacionais na forma de espetáculos, animações, performances, oficinas, ações de formação, exposições e instalações artísticas.

Como artista plástico dedica-se à exploração constante da dessacralização da arte, provocação e a colaborações e criações conjuntas com outros artistas. Investiga, desenvolve e publica técnicas e materiais de expressão plástica aplicados à arte da marioneta. Recentemente tem participado, organizado e curado exposições de arte_correio (mail_art) e arte_por_correio (art_by_mail) em galerias, museus, bibliotecas e espaços não convencionais. Tem vindo ainda a realizar consultadoria artística na vertente artística das marionetas como elemento de expressão plástica e dramática.


Monsenhor enVide neFelibata é colecionador de bases de copos, borrachas, fitas métricas de carpinteiro, máquinas de escrever e de toda a variedade de pequenos artigos de expressão plástica anterior aos anos 90. É um ávido comprador de livros desde que muito cedo se decidiu a criar uma biblioteca pessoal extensa nas suas diversas temáticas.

Artista ativo da mail_art antes mesmo de saber da existência de uma palavra para definir esse género artístico, fomenta desde que se lembra a troca de arte entre profissionais e aspirantes. Organiza também exposições coletivas itinerantes permitindo artistas nacionais e internacionais mostrar as suas obras dentro de Portugal.

Promove ainda o software livre e apoia a comunidade open source através da tradução de software na sua língua nativa.


"E eis que todas as coisas têm sua semelhança; e todas as coisas são criadas e feitas para prestar testemunho de mim; ambas coisas que são temporais e coisas que são espirituais; as coisas que estão nos céus acima, e as coisas que estão sobre a terra, e as coisas que estão dentro da terra, e as coisas que estão sob a terra; tanto por cima como por baixo, todas as coisas prestam testemunho de mim.

E tu és segundo a ordem daquele que foi sem princípio de dias ou fim de anos de toda a eternidade para toda a eternidade.

Eis que tu és um em mim, um filho do Deus; e assim possam todos tornar-se Deuses."

- Monsenhor enVide neFelibata


download

MONSENHOR ENVIDE NEFELIBATA - BIO + CV + EXTRAS - EN.PDF 518.95 Kb
MONSENHOR ENVIDE NEFELIBATA - BIO + CV + EXTRAS - PT.PDF 514.13 Kb
MAILART.PT - LOGOS.ZIP 1.1 Mb
MONSENHOR ENVIDE NEFELIBATA - LOGOS.ZIP 4.4 Mb
YZONK.COM - LOGOS.ZIP 4.4 Mb