Instalação Artística deve ser sempre específica ao local, mas esse decreto não compromete a ideia de que os mesmos conceitos de instalação artística não devem ser gravados como um manifesto, para poderem ser posteriormente recriados em diferentes cenários. Pelo contrário, eu acredito que o mesmo deve ser obrigatório para o processo. Sendo específico ao local, a criação deve ser uma com o espaço circundante. Tanto o espaço quanto a intervenção se fundem numa única entidade projetada para transformar a perceção anterior do espaço inicial.
Existem aqueles que entendem a instalação como uma obra de arte interior, mas numa época em que as fronteiras dos países parecem mais finas a cada dia, nos faz sentir realidades físicas, como dimensões, parecendo análogas quando falamos de um único prédio ou de uma cidade inteira. Portanto, as noções externas e internas se misturam de uma maneira comparável a ser uma câmara de construção interna ou o próprio prédio inteiro. Com isso em mente, a etiqueta de “instalação artística” comummente usada para espaços internos e “arte de intervenção” comummente usada para espaços ao ar livre devem misturar-se numa só, … talvez “instalação artística interventiva”.
Tudo isso dito, e ecoando a mim mesmo, uma instalação artística interventiva irá intervir sobre o espaço circundante de uma forma que o espetador leia essa espaço como sendo bastante distinto do que era antes. Além disso, … sendo uma intervenção moldada para um público, e lembrando a minha opinião sobre o papel do público, ele deve intervir não apenas alterando a leitura visual e concetual e aparente perceção do ambiente, mas também deve estar consciente da presença do público e empreender como parte da obra de arte. Se me é permitido dizer, o fator interventivo deve ser completamente explorado de modo que o processo de instalação no local seja uma ação performativa tão importante que é necessário que ocorra e faça parte da grande criação e desenvolvimento, ocasionalmente, da instalação em si. A intervenção do público é encorajada, apenas pela sua presença ou modificando fisicamente a instalação.
Se tomarmos muito cuidado em construir sobre essas diretrizes, definitivamente alcançaremos, até certo ponto, maiores proezas do que as decorações esculturais comuns.
Bem, creio que eu apenas sintaticamente escrevi o que parece ser o começo do meu próprio Manifesto de Instalação Artística Interventiva.
LUCity!
2018instalação artística de sombra e luz de intervenção artística para ativação comunitária
obra comissionada pela '4iS - Plataforma para a Inovação Social' para o 'Mercado Municipal de Santa Maria da Feira', Santa Maria da Feira, Portugal
REF lucity
Nøkken
colagem2016
instalação artística comissionada pelo Telemark Museum para o Kittelsenhuset em Kragerø, Noruega
REF nokken
Acústicas Urbanas para 6 colunas sobre madeira e 702 relicários
técnica mista / ~10000 x 2000 mm2017
instalação sonora e escultural de intervenção artística para ativação comunitária
obra comissionada para 'Elefsina 2021 - Collaborative Environmental Regeneration - 2017', Elefsina, Grécia
REF urbanacoustics