CV

MONSENHOR ENVIDE NEFELIBATA
Membro fundador e diretor plástico da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora.
Freelancer nas áreas das Artes Plásticas e Programação.

CONTACTOS
R. do Falcão, 369 3ºEsq. / 4300-181 Campanhã, Porto / Portugal
+351 938 940 122
info@envidenefelibata.com
www.envidenefelibata.com

DADOS BIOGRÁFICOS
Monsenhor enVide neFelibata
Vila do Conde, Portuguesa
19 de Novembro de 1981

BREVE BIOGRAFIA
Monsenhor enVide neFelibata possui formação especializada em teatro de marionetas, entre outras áreas artísticas como a cerâmica, gravura e tecnologias informáticas.
Dedica-se ao teatro de marionetas desde 1998 e é um dos fundadores da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora, com atividade regular desde 2002. É ainda um dos diretores e professores da Escola da Marioneta.
É responsável pela direção plástica desta estrutura onde cria marionetas, cenografia, adereços, leciona ações de formação de construção de marionetas para adultos e profissionais da área e colabora com outras companhias de teatro de marionetas e instituições. Investiga, desenvolve e publica técnicas e materiais de expressão plástica aplicados à arte da marioneta.
Como artista plástico dedica-se à exploração constante da dessacralização da arte e a colaborações e criações conjuntas com outros artistas.

PRÉMIOS
2005

  • Menção Honrosa no Concurso de Pintura “Um Olhar Sobre a Europa” integrado na 11ª edição da Praça dos Pintores – Póvoa de Varzim.

2001

  • 1º Prémio no concurso internacional do “Festival de Decouvertes, Images et Marionnettes” em Tournai, Bélgica com o espetáculo de marionetas “Liberdade Ode”.

 

TRABALHO EDITADO
2014

  • Fazendo Magazine 93, Agenda cultural faialense de junho de 2014, 500 exemplares, desenho publicado ‘Old Guy’.

 

TRABALHO PUBLICADO ONLINE

Blogspot http://envidenefelibata.blogspot.pt/
devianART http://envidenefelibata.deviantart.com/
Instructables http://www.instructables.com/member/enVide+neFelibata/
iSSUU http://issuu.com/envide
IUOMA http://iuoma-network.ning.com/profile/enVideneFelibata
LastFM http://www.lastfm.pt/music/A+R+E+A++51
Myspace https://myspace.com/envidenefelibata
SoundCloud https://soundcloud.com/envide-nefelibata
YouTube https://www.youtube.com/user/enVideF

 

REDES SOCIAIS

Facebook https://www.facebook.com/envidenefelibata
Google+ https://myspace.com/envidenefelibata
Instagram http://envidenefelibata.blogspot.com/
Linkedin http://pt.linkedin.com/in/envidenefelibata
Picasa https://picasaweb.google.com/lh/myphotos?noredirect=1
Pinterest http://www.pinterest.com/envide/
Shareaholic https://www.shareaholic.com/envidenefelibata
StumbleUpon http://www.stumbleupon.com/stumbler/envide
Tumblr http://envidenefelibata.tumblr.com/
Twitter https://twitter.com/enVideneFelibat

 

COMUNIDADE OPEN SOURCE

Crowdin https://crowdin.com/profile/enVide
GitHub https://github.com/enVide
StackOverflow http://stackoverflow.com/users/2490570/envide-nefelibata
Transifex https://www.transifex.com/accounts/profile/enVide/

 

PROJETOS
TEATRO E MARIONETAS DE MANDRÁGORA
http://www.marionetasmandragora.com/

BREVE DOCUMENTÁRIO
http://vimeo.com/36407276

O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata.
A Companhia foi fundada em 2002, data que marca o início da nossa atividade profissional. Na simbiose de uma linguagem simbólica, que conjugue o património e legado tradicional e o pensamento e universo contemporâneo, nem sempre pacífica surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria. O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza. O de explorar a cultura e as culturas, a crença, a lenda, aliando-se à urbe, à exploração tecnológica, à velocidade da aldeia global.
Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada. Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos.
Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano.
O Teatro e Marionetas de Mandrágora mantém uma atividade regular há mais de 13 anos desde a sua formação a 2 de abril de 2002. A Companhia possui um núcleo de 3 membros fundadores profissionais no teatro de marionetas (Clara Ribeiro, enVide neFelibata, Filipa Mesquita), 115 colaboradores de áreas distintas e específicas que intervêm regularmente nas atividades da mesma e já acolheu 12 estagiários.
Em constante criação, o Teatro e Marionetas de Mandrágora realizou 28 produções próprias, 12 coproduções, 23 projetos de Teatro nas Instituições, 3 animações e 17 projetos de Teatro Comunitário. Possui ainda 26 oficinas de criação de marionetas e 5 exposições itinerantes.
Nas suas digressões realizou espetáculos em 389 locais e participou em 171 festivais e encontros, nacionais e internacionais. O seu historial conta com 1 415 atividades realizadas para um público de 373 575 espetadores.

WALLINPROGRESS
http://www.wallinprogress.yzonk.com/
Bringing street art indoors and slowly creating an entire set inside a bedroom by the hand of fellow artists and close friends.

POCKETART
http://pocketart.yzonk.com/
PocketART is a project that travelled on my mind for at least two years before seeing the daylight. I’d bought the material and prepared a few demos, but never had the will to go forward with it.
It’s nothing new, but basically an association of ideas from other artists. Rather than destroying old artwork or small sketches that lay around everywhere at my place, why not give them away?

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

  • Frequência na Escola Secundária de Eça de Queirós – Póvoa de Varzim, no Ensino Artístico “Geral – Artes Visuais”.
  • Frequência na Escola Secundária de Soares dos Reis (Escola Especializada no Ensino Artístico) – Porto, no ensino Artístico “Geral – Artes Visuais”.
  • Frequência na Escola Secundária de Soares dos Reis (Escola Especializada no Ensino Artístico) – Porto, no ensino Artístico Técnico “Cerâmica”.
  • Frequência na Escola Secundária de Soares dos Reis (Escola Especializada no Ensino Artístico) – Porto, no ensino Artístico Técnico “Cerâmica Criativa”.
  • Frequência na Escola Secundária de Soares dos Reis (Escola Especializada no Ensino Artístico) – Porto, no ensino Modular Artístico “Cerâmica”.

 

FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Completou o Curso Profissional de Teatro de Formas Animadas (TFA) e Conservação do Património Cultural pelo Centro de Emprego e Formação Profissional, no Centro Municipal de Juventude de Vila do Conde de 1999 a 2002. Este curso confere o nível de formação IV e está regulamentado pelo disposto no art. 12º do Decreto-Lei 247/85, de 12 de Julho e do Despacho Normativo nº52/93, de 8 de Abril, mantido em vigor pelo Despacho Normativo nº8/95, de 13 de Fevereiro.

SEMINÁRIOS
2000

  • Teatro “D: Roberto”, pelo Teatro de Marionetas do Porto no C.M.J. de Vila do Conde.

1999

  •  “A Vida de Esopo, o Judeu”, pelo Teatro de Marionetas do Porto, auxiliado pelo visionamento em registo videográfico de a “Vida de Esopo” no C.M.J. de Vila do Conde.

 

CURSOS
2015 [A DECORRER]

  • “Desarrollo en HTML5, CSS y Javascript de WebApps, incl. móviles FirefoxOS* (3.ª ed.)”, pela Universidad Politécnica de Madrid (Miríada X). (5 semanas)

2014

  • “Desarrollo en HTML5, CSS y Javascript de WebApps, incl. móviles FirefoxOS* (3.ª ed.)”, pela Universidad Politécnica de Madrid (Miríada X). (5 semanas)

2006

  • “Curso de Administração de Redes Windows”, pelo IPFEL – Instituto Português de Línguas & Informática. (180 horas)

2005

  • “Curso de Desenvolvimento de Aplicações Windows VB.NET”, pelo IPFEL – Instituto Português de Línguas & Informática, com a nota final de 17 valores. (Pseudo-Código, Visual Basic .Net, Base de Dados Access e MySQL) (180 horas)

2003

  • “Curso de Desenvolvimento de Aplicações Windows VB”, pelo IPFEL – Instituto Português de Línguas & Informática, com a nota final de 13 valores. (Visual Basic, Visual Basic .Net, Base de Dados Access e ficheiros tradicionais *.dat) (180 horas)
  • “Curso de Desenho Assistido por Computador”, pela RUMOS, com a nota final do projeto de 18 valores. (Autocad 2D e 3D, Autocad Map, Architectural Desktop) (210 horas)
  • “Curso de Programação de Páginas para a Internet”, pelo IPFEL – Instituto Português de Línguas & Informática, com a nota final de 20 valores. (Macromedia Flash, Macromedia Dreamweaver, Macromedia Fireworks, <html> em Notepad, FTP) (180 horas)

 

WORKSHOPS
2015 [AGENDADOS]

  • “Perceção e Movimento” por Catarina Sobral, inserido no 39º Festival Internacional de Cinema de Animação – CINANIMA 2015.

2013

  • “Construção de um Storyboard para um Filme de Animação” por Ricardo Blanco, inserido no 37º Festival Internacional de Cinema de Animação – CINANIMA 2013.
  • “Da Ilustração ao Cinema de Animação – Recortes Animados” por Marta Madureira, inserido no 37º Festival Internacional de Cinema de Animação – CINANIMA 2013.
  • “Como Criar uma BD/Fanzine” por Marcos Farrajota, inserido no 37º Festival Internacional de Cinema de Animação – CINANIMA 2013.
  • “A Auto-representação na Ilustração” por Constança Araújo Amador, inserido no 37º Festival Internacional de Cinema de Animação – CINANIMA 2013.
  • “Ilustração – Uma Colaboração entre o Autor e o Leitor” por Catarina Gomes e Mariana Sampaio, inserido no 37º Festival Internacional de Cinema de Animação – CINANIMA 2013.
  • “O Desenho de Personagens. Do 2D para o 3D na Animação” por Marta Figueiredo e Marco Costa, inserido no 37º Festival Internacional de Cinema de Animação – CINANIMA 2013.
  • “A Rotoscopia. O Mimetismo e a Expressividade” por Nuno Medanha, Manuel Sá e Ana Fernandes, inserido no 37º Festival Internacional de Cinema de Animação – CINANIMA 2013.
  • “Introdução ao Lip-Sync” por Tiago Lourenço, inserido no 37º Festival Internacional de Cinema de Animação – CINANIMA 2013.

2012

  • “Modelação de Cabeça para Marioneta e Respetivo Molde” por Vanessa Rendeiro, no F.A.C.E. em Espinho.
  • “Como realizar workshops de cinema de animação para crianças e adultos” por Jean-Luc Slock, inserido no 36º Festival Internacional de Cinema de Animação – CINANIMA 2012.
  • “Ilustração. Do Texto à Imagem”, workshop de ilustração, por Teresa Cortez, inserido no 36º Festival Internacional de Cinema de Animação – CINANIMA 2012.
  • “Restauro de Cerâmica” pela Dr.ª Isabel Marques do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa em Braga, decorrido no Museu da Chapelaria em São João da Madeira.
  • “A Máscara Teatral”, workshop de construção de máscaras para teatro, por Marta Fernandes da Silva inserido no Iberanime LX 2012.
  • “Desenho Manga”, workshop de ilustração digital, inserido no Iberanime LX 2012.
  • “Como Criar um Molotof”, workshop de criação em Fimo, por Filipe Coelho da Babusqa ArtsCrafts, inserido no Iberanime LX 2012.
  • “Furoshiki – Origami em Tecido” por Susana Domingues da Hands on heArts, inserido no Iberanime LX 2012.
  • “Fungi” pelo Professor José Manuel Costa no Instituto Politécnico de Viseu, inserido no X Encontro Micológico da ESAV.

2011

  • “Cianotipia” no âmbito do Festival TUCÁTULÁ, no F.A.C.E. em Espinho.
  • “Gravura – Àgua-Forte” por Migvel Tepes, no ATELIER01 na Póvoa de Varzim.
  • “Iniciação à Cerâmica” por R2W – Equipamentos e Matérias Primas para Cerâmica, Lda.

2001

  • “Clown” por André Riot-Sarcey, no C.M.J. de Vila do Conde.
  • “Marionetas de Fios” por Jordi Bertran no C.M.J. de Vila do Conde.
  • “Máscara Neutra” por Gisélle Barret, no C.M.J. de Vila do Conde.
  • “Oficina de Gravura em Metal”, orientada pelo mestre belga Daniel Hompesch, e pelos artistas Guilherme Fonseca e Nuno Canelas no Núcleo de Gravura de Alijó.

2000

  • “Consciously Manipulative” por Stephen Mortram, no Teatro Rivoli – Porto.
  • “Oficina de Gravura em Metal”, orientada pelo mestre belga Daniel Hompesch, e pelos artistas Guilherme Fonseca e Nuno Canelas no Núcleo de Gravura de Alijó.

1999

  • “Oficina de Gravura em Metal”, orientada pelo mestre belga Daniel Hompesch, e pelos artistas Guilherme Fonseca e Nuno Canelas no Núcleo de Gravura de Alijó.

1998

  • “Oficina de Gravura em Metal”, orientada pelo mestre belga Daniel Hompesch, e pelos artistas Guilherme Fonseca e Nuno Canelas no Núcleo de Gravura de Alijó.

1997

  • “Oficina de Gravura em Metal”, orientada pelo mestre belga Daniel Hompesch, e pelos artistas Guilherme Fonseca e Nuno Canelas no Núcleo de Gravura de Alijó.

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO MARIONETISTA
Em 2002 funda a companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora e desde então tem participado em todas as suas atividades como formador e artista plástico criador de marionetas, cenografias e adereços.
Responsável plástico da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora.

2016 [AGENDADOS]

  • “Judas MMXVI” – espetáculo comunitário da Nuvem Voadora. (criação do Judas)
  • “conchas – Hands Full of Shells & Feet Full of Flowers” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora em parceria criativa com d’Orfeu – Associação Cultural (Águeda, Portugal) e Franzisca Aarflot Productions (Svelvik, Noruega). (direção plástica e criação de marionetas e cenografia)

2015

  • “Aqui Nasceu um Rei” – espetáculo de marionetas de Clara Ribeiro pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora para o Serviço Educativo do Castelo de Guimarães. (coordenação plástica e criação de estrutura cenográfica)
  • “Amor de Perdição” – espetáculo de marionetas de Clara Ribeiro pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora para o Serviço Educativo do Centro de Estudos Camilianos de Vila Nova de Famalicão. (coordenação plástica e criação de estrutura cenográfica)
  • “Judas MMXV” – espetáculo comunitário da Nuvem Voadora. (criação do Judas)

2014

  • “capucha vermelha” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (direção plástica e criação de marionetas)
  • “Breve História de Portugal” – espetáculo de marionetas de cariz medieval de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marionetas, cenografia e adereços)
  • “Branca e os 7 Moleiros” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora para o Serviço Educativo do Pelouro do Ambiente de Esposende. (criação de marionetas, cenografia e adereços)
  • “Judas MMXIV” – espetáculo comunitário da Nuvem Voadora. (criação do Judas)

2013

  • “A Sementinha – Crescer a Brincar” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora para o Serviço Educativo do município de Vila Nova de Famalicão. (criação de marionetas, cenografia e adereços)
  • “EPC” – espetáculo pela Fértil Associação Cultural – (criação de cenografia)
  • “O Triunfo dos Fortes” – espetáculo de marionetas de Clara Ribeiro pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marionetas, cenografia e adereços)
  • “O Guardião dos Vagalume” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita e Pedro Correia pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora em coprodução com a Nuvem Voadora e o Parque Biológico de Gaia. (criação de marionetas, cenografia e adereços)
  • “História de um Gato e de um Rato que se Tornaram Amigos” – espetáculo de marionetas de Clara Ribeiro pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora em parceria com a Porto Editora. (apoio à cenografia e adereços)
  • “Para que Servem as Mãos” – espetáculo de marionetas de Clara Ribeiro pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora em Parceria com o Instituto de Medicina Legal do Porto. (apoio à criação das marionetas, cenografia e adereços)
  • Criação de oito marionetas de técnicas e materiais distintos para o Museu da Marioneta da Casa de Portugal em Macau.
  • “Judas MMXIII” – espetáculo comunitário da Nuvem Voadora. (criação do Judas)

2012

  • “Adormecida” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora para Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. (criação de marionetas, cenografia e adereços)
  • “O Segredo da Caixa” – espetáculo pela Fértil Associação Cultural. (criação de marionetas, cenografia e adereços)
  • “Bicho de 7 Cabeças” – espetáculo comunitário de marionetas de Clara Ribeiro pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (coordenação plástica e cenografia)
  • “Marionetas em Fios de Tinta” – exposição de desenhos retrospetiva da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora.
  • “Sr. Aparo e os Pirilampos” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita e Pedro Correia pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora em coprodução com a Nuvem Voadora e o Parque Biológico de Gaia. (criação de marionetas, cenografia e adereços)
  • Criação da Escola da Marioneta – Centro para o Estudo e Divulgação da Marioneta onde leciona “Criação Plástica” desde então.
  • “Judas MMXII” – espetáculo comunitário da Nuvem Voadora. (criação do Judas)

2011

  • “casa dos ventos” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marionetas e apoio à cenografia e adereços)
  • “Mãos de Sal” – espetáculo de marionetas de Clara Ribeiro pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marionetas, cenografia e adereços)
  • “E Assim Nasceu Guimarães” – espetáculo de marionetas de Clara Ribeiro pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora para o Serviço Educativo do Museu de Alberto Sampaio. (criação de marionetas, adereços e cenografia)
  • “Maria Moisés” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora para o Serviço Educativo da Casa de Camilo Castelo Branco. (criação de marionetas, adereços e cenografia)
  • Judas MMXI” – espetáculo comunitário da Nuvem Voadora. (criação do Judas)

2010

  • “F.U.N.I.L.” – espetáculo de marionetas de Clara Ribeiro pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marionetas, cenografia e adereços)
  • “Esferas – Noite dos Investigadores” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora em colaboração com a Noite dos Investigadores. (criação de marionetas, adereços e multimédia)
  • “O Criptopórtico – O Jogo” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora para o Serviço Educativo do Museu Nacional de Machado Castro em Coimbra. (criação de marionetas, adereços e cenografia)
  • “O Tesouro do Castelo Melhor” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora para o Serviço Educativo da Residência Senhorial dos Condes do Castelo Melhor. (criação de marionetas, adereços e cenografia)
  • Judas MMX” – espetáculo comunitário da Nuvem Voadora. (criação do Judas)

2009

  • “Bzzzoira Bzzzoira” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marionetas, cenografia e adereços)
  • “Benilde Bzzzoira” – espetáculo de marionetas de Clara Ribeiro pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marionetas, cenografia e adereços)
  • “A Fantástica História de uma Criança Chamada Pinóquio” – espetáculo de rua com encenação de Pompeu José pelo Trigo Limpo – Teatro ACERT. (apoio à criação da marioneta)
  • “O Deus das Moscas” – espetáculo com encenação de Maria Simões de Descalças – Associação Cultural em parceria com Corredor – Associação Cultural e Teatro Micaelense. (criação de marionetas e adereços)
  • “Entre Lugares – Trupe de Bonifrates” – espetáculo de cariz medieval de Clara Ribeiro pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marionetas, adereços e cenografia)
  • “As 7 Casas da inFortuna” – espetáculo-visita de cariz medieval de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marionetas, adereços e cenografia)
  • “Dias da Viagem” – espetáculo-visita de cariz medieval de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marionetas, adereços e cenografia)
  • “Afonso Henriques – Um Rei a Valer” – espetáculo de marionetas de Clara Ribeiro pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora para o Serviço Educativo do Museu de Alberto Sampaio. (criação de marionetas, adereços e cenografia)
  • “Alarriba – O Homem que Falou com os Peixes” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora para o Serviço Educativo do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim. (criação de marionetas, adereços e cenografia)
  • “A Origem das Quasi Espécies” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora em colaboração com a Noite dos Investigadores. (criação de marionetas, adereços e multimédia)
  • “Rainha das Neves” – animação de marionetas de Clara Ribeiro pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora para a Terra dos Sonhos. (criação de marionetas, adereços e cenografia)

2008

  • “Lenheiras de Cuca Macuca” – espetáculo de marionetas com encenação de José Caldas pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marionetas e adereços)
  • “Xerazade não está só!” – espetáculo de marionetas com encenação de Maria João pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora em colaboração com a Lua Cheia – Teatro para Todos e a Cultrede. (criação de marionetas e adereços e apoio à cenografia)
  • “Histórias do Tio Alberto” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora para o Serviço Educativo do Museu de Alberto Sampaio. (criação de marionetas, adereços e cenografia)
  • “Histórias do Tio Alberto” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora para a Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão. (criação de marionetas, adereços e cenografia)

2007

  • “O Jardim – Tomo I – A Primavera” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (apoio à conceção das marionetas)
  • “in Taberna – Teatro de Bonifrates” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marionetas, adereços e cenografia)
  • “Contos de Azevinho” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marionetas, adereços e cenografia)
  • “Os Sonhos da Berta – Há Freiras no Museu” – espetáculo de marionetas de Clara Ribeiro pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora para o Serviço Educativo do Museu de Alberto Sampaio. (criação de marionetas, adereços e cenografia)
  • “Musicando os Animais” – espetáculo de marionetas pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora em colaboração com Quarteto de Sopros. (criação de marionetas, cenografia e multimédia)
  • Judas MMVII” – espetáculo comunitário da Nuvem Voadora. (criação do Judas)

2006

  • “O Gato Preto e a Gaivota Cor-de-Prata” – espetáculo de marionetas de Clara Ribeiro pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marionetas, adereços, máscara e cenografia)
  • “Mistérios – Trupe de Bonifrates” – espetáculo de marionetas de cariz medieval de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marionetas, adereços e cenografia)
  • “Jardineira de Estrelas – I” – espetáculo de marionetas de Clara Ribeiro pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marionetas, adereços, figurino e cenografia)
  • “Jardineira de Estrelas – II” – espetáculo de marionetas de Filipa Mesquita pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marionetas, adereços, figurino e cenografia)
  • “Agakuke e Mamadu o Marabu” – espetáculo de marionetas pela Lua Cheia – Teatro para Todos. (criação de marionetas)
  • Judas MMVI” – espetáculo comunitário da Nuvem Voadora. (criação do Judas)

2005

  • Organização da 2ª edição do festival internacional de marionetas “PONTO PEQUENO – Encontro de Marionetas em Vila do Conde”, produzido pela companhia Teatro e Marionetas Mandrágora em coprodução com o CCO – Círculo Católico de Operários de Vila do Conde.
  • “Auto da Barca do Inferno” – espetáculo de marionetas pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marionetas, adereços e cenografia)
  • “A Verdadeira História do Lobo Mau” – espetáculo de marionetas de Clara Ribeiro. (criação de marionetas e cenografia)
  • “Agakuke e a Filha do Sol” – espetáculo de marionetas pela Lua Cheia – Teatro para Todos. (criação de marionetas)
  • Judas MMV” – espetáculo comunitário da Nuvem Voadora. (criação do Judas)

2004

  • Organização da 1ª edição do festival internacional de marionetas “PONTO PEQUENO – Encontro de Marionetas em Vila do Conde”, produzido pela companhia Teatro e Marionetas Mandrágora em coprodução com o CCO – Círculo Católico de Operários de Vila do Conde.
  • “HMNM! Há Monges no Mosteiro” – espetáculo de marionetas de Clara Ribeiro pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (apoio à criação das marionetas e cenografia)

2003

  • “A Fada Oriana” – espetáculo de marionetas de Joana Providência pelo ACE – Teatro do Bolhão. (criação de marionetas e apoio aos adereços)

2002

  • Membro fundador da companhia profissional de marionetas Teatro e Marionetas de Mandrágora.
  • “PLETORA ~ modus vivendi” – espetáculo de marionetas para adultos a partir da ideia original de S. Mavter, inserido no Festival de Marionetas em Vila do Conde. (criação de marionetas, adereços, cenografia, figurinos e manipulação)
  • “Sr. Aparo” – espetáculo de marionetas pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marioneta, adereços, cenografia, figurinos e manipulação)
  • “Histórias da Velha Aldeia” – espetáculo de marionetas pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora. (criação de marionetas, adereços, figurinos e cenografia)
  • “Rumpelstiltskin – A História do Meio” – espetáculo de marionetas com encenação de Joana Providência pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora em colaboração com o Teatro Hasphera. (apoio à criação das marionetas)

2001

  • Participação no concurso internacional do “Festival de Decouvertes, Images et Marionnettes” em Tournai, Bélgica com o espetáculo “Liberdade Ode” onde se destacou com o 1º prémio.
  • “As Três Máscaras” – de José Régio pelo grupo de teatro GeTeCA. (criação de cenografia, adereços e figurinos)
  • Participou na Semana da Juventude em Vila do Conde, dirigindo oficinas de máscaras e apresentando espetáculos de marionetas.
  • “Sheherazade – As suas Primeiras Histórias” – espetáculo de marionetas. (criação de marionetas, cenografia, adereços, figurinos e manipulação)

2000

  • “November” – espetáculo de marionetas para ocasião da participação na programação Off do IX Festival de Marionetas do Porto com apresentação no Café-Concerto do Teatro Rivoli. (criação de marionetas, cenografia, adereços e manipulação)
  • “Pássaros” – performance realizada no Parque Ornitológico de Mindelo. (criação de máscara, figurino e interpretação)

1999/1998

  • Participação no Projeto “Coro de Bonecos de Vila de Conde”, terminando com a sua apresentação em forma de espetáculo sob a designação “Cantares de S. João”.

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO ARTISTA PLÁSTICO
2015

  • Criação da identidade do EI Marionetas – Encontro Internacional de Marionetas – Gondomar 2015.

2014

  • Criação de cartaz e imagem promocional do Mar-Marionetas Festival Internacional de Marionetas de Espinho 2014.

2012

  • Criação de cartaz e imagem promocional do Mar-Marionetas Festival Internacional de Marionetas de Espinho 2013.

2001

  • Construção de figuras humanas, reconstituindo historicamente uma situação de funcionamento da alfândega de Vila do Conde no séc. XVIII que integram a exposição permanente do Museu da Alfândega Régia de Vila do Conde.

 

EXPOSIÇÕES
[PREVISTAS]

  • “IDENTIDADES” exposição individual na ACERT em Tondela.
  • “enVide neFelibata & Migvel Tepes” exposição coletiva de ilustração na Biblioteca Municipal de Gondomar.
  • “anunciação” exposição individual na Casa da Pedreira da Fértil – Associação Cultural em Vila Nova de Famalicão.
  • “This is ArtByMail, … or NOT.” exposição coletiva na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva em Espinho.

2016 [AGENDADAS]

  • “desAMORes” exposição coletiva na galeria ACERT em Tondela.

2015 [AGENDADAS]

  • “desAMORes” exposição coletiva na Casa da Pedreira da Fértil Cultural em Vila Nova de Famalicão.

2015

  • “Booklet Collab” exposição coletiva com a artista local Gü no Flint Hair Salon em Norwich Norfolk, Inglaterra. (http://www.flinthair.co.uk/)
  • “Tucker Fan Club” exposição coletiva em Winston-Salem, North Carolina – USA. (https://www.facebook.com/tuckerfanpage)

2014

  • “N’OZ” exposição coletiva de desenho, ilustração e gravura na Biblioteca Municipal de Estarreja.
  • “1/3 de N’OZ” exposição individual na Casa da Pedreira da Fértil – Associação Cultural em Vila Nova de Famalicão.
  • “leftovers” exposição individual na Casa da Pedreira da Fértil – Associação Cultural em Vila Nova de Famalicão.

2013

  • “32€ o metro” exposição individual de ilustração na Casa da Pedreira da Fértil – Associação Cultural em Vila Nova de Famalicão.
  • “reRabisco” exposição individual de ilustração na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva em Espinho.
  • “Rabisca o Risco” exposição individual de desenho na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão.
  • “Marionetas em Fios de Tinta” exposição individual de desenho no Centro Multimeios de Espinho, inserido no Mar-Marionetas Festival Internacional de Marionetas de Espinho ’13.

2012

  • “Rabisca o Risco” exposição individual de desenho na ACERT em Tondela, inserida no Festival de Teatro Finta ‘12.

2011

  • “Colectiva 010” exposição coletiva no ATELIER01 na Póvoa de Varzim.

2002

  • “8 e + Uns Quantos” exposição coletiva na Cooperativa “A Filantrópica” na Póvoa de Varzim.
  • “Gravura” exposição coletiva de gravura no Auditório Municipal de Vila do Conde Varzim.
  • “Gravura” exposição coletiva de gravura no Posto de Turismo da Póvoa de Varzim.

2001

  • “Gravura” exposição coletiva de gravura na Biblioteca Municipal de Alijó.
  • “Palco das Artes” exposição coletiva de desenho e pintura no Português Suave no Porto.

1999

  • “oGr” exposição coletiva de escultura no festival de música “Hall of Dreams” no Hard Club em Vila Nova de Gaia.

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NA ÁREA INFORMÁTICA
(tradução e revisão para Português Europeu)

BirdFont http://birdfont.org/
Filezilla https://filezilla-project.org
FreeMind http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page
Inno Setup http://www.jrsoftware.org/isinfo.php
oTranscribe http://otranscribe.com
phpList https://www.phplist.com/
Piwik http://piwik.org/
Poedit http://poedit.net/
Pootle http://pootle.translatehouse.org/
Tux Paint http://www.tuxpaint.org/
VLC http://www.videolan.org/vlc/
XAMPP https://www.apachefriends.org/index.html
WinSCP http://winscp.net

 

  • Marta Fernandes da Silva
    www.martafdasilva.com
    website para artista plástico (PHP, MySQL)
  • Migvel Tepes
    www.migveltepes.com
    website para artista plástico (PHP, Mysql)
  • Rémife Academia
    www.remife.com
    para a empresa ‘Múltiplas Virtudes’ (sistema de registo de clientes, compra de artigos, administração de clientes e produtos em PHP e MySQL)
  • Artefita
    www.artefita.pt
    para a empresa ‘Highsters’ (sistema de registo de clientes com integração PHP e Flash)
  • Topline – Tuning & Audio Car
    www.topline-tuning.com
    para a empresa ‘Highsters’ (sistema de registo de clientes com integração PHP e Flash)
  • Teatro e Marionetas de Mandrágora
    www.marionetasmandragora.com
    website para companhia de teatro (PHP, MySQL)
  • Teatro e Marionetas de Mandrágora CD-ROM

 

CONHECIMENTOS NAS SEGUINTES FERRAMENTAS

  • C#, Visual Basic, Visual Basic .Net, PHP, MySQL, ActionScript, Java, HTML, CSS e LaTeX.
  • AutoCAD, AutoCAD Map, Architectural Desktop e Revit.
  • Adobe Flash, Adobe Dreamweaver, Adobe Premiere, Adobe Photoshop, Adobe Muse, Adobe DVD Encore, Adobe Audition, Adobe Premiere, Adobe Illustrator e Corel Draw.