Monsenhor enVide neFelibata

Monsenhor enVide neFelibata

Monsenhor enVide neFelibata possui formação especializada em teatro de marionetas, cerâmica, gravura e tecnologias informáticas.

Dedica-se ao teatro de marionetas desde 1998 e é um dos fundadores da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora com atividade regular desde 2002. É ainda um dos diretores e professores da Escola da Marioneta e coorganizador do “EI! Marionetas – Festival Internacional de Marionetas de Gondomar”. É responsável pela direção plástica desta estrutura onde cria marionetas, cenografia, adereços, leciona ações de formação de construção de marionetas para adultos e profissionais da área e colabora com outras companhias de teatro de marionetas e instituições. O trabalho da sua companhia profissional de marionetas já foi apresentado em cerca de 200 festivais e encontros nacionais e internacionais na forma de espetáculos, animações, performances, oficinas, ações de formação e exposições.

Como artista plástico dedica-se à exploração constante da dessacralização da arte e a colaborações e criações conjuntas com outros artistas. Investiga, desenvolve e publica técnicas e materiais de expressão plástica aplicados à arte da marioneta. Recentemente tem participado, organizado e/ou curado exposições em galerias, museus, bibliotecas e espaços não convencionais.

Monsenhor enVide neFelibata é colecionador de bases de copos, borrachas, fitas métricas de carpinteiro, máquinas de escrever e de toda a variedade de pequenos artigos de expressão plástica anterior aos anos 90. É um ávido comprador de livros desde que muito cedo se decidiu a criar uma biblioteca pessoal extensa nas suas diversas temáticas.

Artista ativo da mailart antes mesmo de saber da existência de uma palavra para definir esse género artístico, fomenta desde que se lembra a troca de arte entre profissionais e aspirantes. Organiza também exposições coletivas itinerantes permitindo artistas nacionais e internacionais mostrar as suas obras dentro de Portugal.

Promove ainda o software livre e apoia a comunidade open source através da tradução de software na sua língua nativa.




CURRICULUM VITAE PT 400.46 Kb